Como funciona o processo de inscrição do jovem aprendiz?

As inscrições para os programas de Jovem Aprendiz se iniciam no começo de todos os anos e cada instituição realiza uma inscrição jovem aprendiz 2021 independente. Desta forma, para procurar vagas de jovem aprendiz o mais indicado é procurar nas empresas que você se interessa, normalmente, são grandes empresas que possuem estes programas. 

A “aprendizagem profissional para jovens” foi estabelecida pela  Lei nº.10.097/2000, regulamentada pelo Decreto nº. 5.598/2005 e posteriormente pelo Decreto n° 9.579/2018. A faixa etária considerada como jovem aprendiz é de 14 a 24 anos, que esteja matriculado e frequentando a escola, no caso de jovens que ainda não tenham concluído o Ensino Médio ou então, que estejam matriculados e frequentando o programa de aprendizagem. O Jovem Aprendiz tem direito ao salário mínimo-hora, de acordo com o piso estadual, vale transporte, 13° salário, férias e também FGTS com alíquota reduzida em 2%. 

Dicas para começar no mercado de trabalho 

Melhorar habilidades: você precisa ter um planejamento de carreira, pensar onde quer chegar e quais são os passos que você terá que dar. Se você quer ir para a área ambiental, por exemplo, pesquise cursos e habilitações nesta área. Tudo conta, desde participar de seminários, até cursos rápidos online.

Pesquise oportunidades: existem vários recursos gratuitos que fornecem uma lista de empresas que desejam contratar. Além disso, as redes sociais também são excelentes aliadas para ficarmos atentos a novas vagas em empresas que admiramos. Também pesquise por empresas de contratação, pois normalmente estas divulgam algumas oportunidades em suas redes. 

Reserve o tempo para a pesquisa: esteja preparado para dedicar tempo à sua pesquisa e ela trará resultados. Visitar seus sites ou entrar em contato com seus gerentes de RH diretamente para descobrir o que eles estão recrutando leva tempo. Então separe uma hora do seu dia a dia para se dedicar nesta procura. 

Atualize seu perfil online: se ainda não o fez, agora é a hora de atualizar sua presença online. Comece com um perfil completo do LinkedIn que inclua uma foto profissional. Você pode e deve apresentar artigos, vídeos ou outras mídias que gostaria de apresentar em seu perfil. Você também pode informar aos recrutadores que está aberto a oportunidades, alterando suas configurações. 

Construa ou participe de uma rede. Você pode não conseguir se conectar pessoalmente agora, mas isso não significa que você não pode se conectar. Você pode entrar em contato online com pessoas que conhece ou gostaria de conhecer. Este tipo de rede é menos invasivo no tempo de outra pessoa e muitas pessoas valorizam esse tipo de conexão.

Demonstre suas habilidades: às vezes temos dificuldades para falar sobre nós mesmos, mas precisamos pensar com a cabeça de quem está recrutando profissionais, ou seja, são pessoas que não nos conhecem e não acompanharam nossa trajetória, então construir um currículo e um ambiente online que seja completo e descreva bem suas funções e habilidades é essencial para conquistar a vaga. Também se prepare para as entrevistas online, procure treinar um pouco antes, estruturar quais serão as suas falas e pontos principais de serem comentados com o recrutador.